domingo, 11 de abril de 2010

Invisível


Eu tô aqui na minha calçada
que não é minha
mas serve de casa
para quem não tem nada!

Eu sou invisível
mas tô por toda a cidade.
No banco da praça.
Na frente da igreja.

Eu sou invisível para sociedade!

Eu não sou nada!
Apenas um resto de gente.
um mendigo na calçada!
Indigesto-indigente.

O cidadão de bem
tem medo da minha figura
nojo do meu cheiro
e revolta com a minha postura!

Uns têm medo de mim
outros não sentem nada
é melhor que eu chegue ao fim
é melhor que eu morra na calçada!

Vou de porta em porta, pedindo
um dinheirinho pra tomar uma cachaça
porque comida, eles não me dão.
Já é caro pra eles, e é um luxo pro mendigo.

A cachaça esquenta a noite fria
tenho o calor de um velho cobertor
e um cachorro de companhia
já é um pouco pra suavizar essa agonia!

O cidadão de bem que passa por mim,
me olha com desprezo
às vezes ele ri,
às vezes tem medo.

Não tenho mais futuro
vou morrer na ignorância
assim é mais justo.
É mais justo pra ele
me recolher a minha insignificância!

O mesmo cidadão que diz
ficar chocado de ver tanto sofrer
em cima de um ser humano
me oferece migalha:
Uma bolachinha.
Um pão.
O que sobrou do almoço.

assim ele se sente mais cidadão...

Mas sei que pra essa sociedade
eu sou invisível
sou menos que um cachorro sarnoso
sou desprezível.

A rua é meu lar
a mesma dos cães sem dono
a calçada é testemunha do meu sono
o sol e os olhares de soslaio.

A podridão do meu corpo
que vaga pelo anoitecer
à espera de um mísero raio
que me faça desaparecer!

Eu sei o que pra eles eu significo:
eu sou um resto de gente,
uma coisa desprezível,
um mero indigente que fede à mijo.
Podre.
Bêbado delirante.
Vagabundo andante.
Posição irreversível.

Pra eles eu sou menos que um àtomo.
Apenas, INVISÍVEL.


Um comentário:

Anônimo disse...

Lindo texto!
Estava passando no blog da Fran e me chamou atenção sua frase.
Aprecio textos que tocam até os corações de pedra.
Me permita entrar na sua caravana e embarcar na sua viagem literária! Me permita seguir-te!
Abraços e parabéns pelo seu lindo blog!

Luanda.